domingo, 21 de junho de 2009

QUEM FAZ TURISMO COM NOSSO DINHEIRO? OU AS LOUCAS AVENTURAS DO BARÃO DE MÜNCHAUSEN

QUEM FAZ TURISMO COM NOSSO DINHEIRO? OU AS LOUCAS AVENTURAS DO BARÃO DE MÜNCHAUSEN

João dos Santos Filho

O positivismo – em sua figuração “ideal-típica” – está fundamentado num certo número de premissas que estruturam um “sistema” coerente e operacional:
1. A sociedade é regida por leis naturais, isto é, leis invariáveis, independentes da vontade e ação humanas; na vida social, reina uma harmonia natural.
2. A sociedade pode, portanto, ser epistemologicamente assimilada pela natureza ( o que classificaremos como “naturalismo positivista”) e ser estudada pelos mesmos métodos, démarches e processos empregados pelas ciências da natureza.
3. As ciências da sociedade, assim como as da natureza, devem limitar-se à observação e à explicação causal dos fenômenos, de forma objetiva, neutra, livre de julgamentos de valor ou ideologias, descartando previamente todas previamente todas as prenoções e preconceitos. (LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o barão de Münchausen 1987, p.17).

O texto “Para a crítica da economia política” escrito em 1857 por Karl Marx discute a posição teórico-filosófica dos economistas clássicos na leitura da realidade social, demonstrando seus limites axiomáticos, seu apego aos dados estatísticos e empíricos e o desprezo em analisá-los no interior da luta de classes. Esse viés economicista é a matriz que formata o padrão de entendimento dos órgãos governamentais para com a questão do turismo no Brasil, a processualidade com que os mesmos divulgam dados, metas suplantadas e que foram alcançadas de forma real e ou metafisicamente por meio de um marketing emulador de extrema aderência mercadológica.
O entendimento que a Embratur, Convention Visitours Bureaux e os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) possuem sobre o conceito de turismo, despreza qualquer compreensão mais ontológica do fenômeno, pois o que prevalece são os dados quantitativos e a explicitação de gráficos que expressam muitas vezes uma quantificação questionável ou ações de um marketing fetichista que não acrescenta nada a marca Brasil. Inversamente usa-se da máquina do Estado para desenvolver políticas pessoais como foi com o messiânico programa “PNMT”; o nascituro e morbo “Empreendetur” e o atual “Vai Brasil” em que a diarista Marinete(s) brasileira não possui computador e nem cartão de crédito para poder solicitar os serviços desse programa. Segundo afirmação do Ministério do turismo as operadoras e o trade em geral diminuíram as suas margens de lucros. Difícil é acreditar nisso, pois essas tarifas VB são específicas no período da baixa temporada.
O processo histórico das “Políticas públicas no turismo Brasileiras” demonstra que sempre houve uma prioridade ao turismo receptivo (turista estrangeiro) em detrimento ao turismo interno (turista nacional) é nesse governo, tal fato se agrava e se torna mais explícito. As ações do governo Federal (Ministério do Turismo, da Embratur e os Convention Vistours Bureaux) são voltadas para a captação do turismo receptivo é só olharmos as estruturas que foram criadas:


Estrutura administrativa do Conventions Visitours Bureaux

 Presidente
João Luiz dos Santos Moreira
E-mail: joao.moreira@fbcvb.org.br

Vice-Presidente
Paulo César Boëchat Lemos
E-mail: paulo.boechat@fbcvb.org.br

Vice-Presidente Secretário
Danilo Távora Pedrosa
E-mail: danilo.pedrosa@fbcvb.org.br


Vice-Presidente de Administração e Finanças
Elydio Santoro de Barros
E-mail: elydio.barros@fbcvb.org.br

Vice-Presidente Jurídico
Márcio Santiago de Oliveira
E-mail: marcio.santiago@fbcvb.org.br

Vice-Presidente de Novos Negócios
Fernando Ferrero
E-mail: fernando.ferrero@fbcvb.org.br

Vice-Presidente de Marketing
Paulo Senise
E-mail: paulo.senise@fbcvb.org.br

Vice-Presidente de Feiras
Marco Antônio Lemos
E-mail: marco.lemos@fbcvb.org.br

Superintendente Executiva
Claúdia Maldonado
E-mail: claudia.maldonado@fbcvb.org.br

 Diretor de Comunicação
Rui Carvalho
E-mail: rui.carvalho@fbcvb.org.br

Gerente de Eventos Internacionais
Elias Borges Filho
E-mail: elias.borges@fbcvb.org.br

Assistente de Feiras Internacionais
Mírian Murata
E-mail: mirian.murata@fbcvb.org.br

Assistente de Feiras Nacionais
Antônio Maciel
E-mail: antonio.maciel@fbcvb.org.br

Controller de Finanças
Claubert Pereira
E-mail: claubert.pereira@fbcvb.org.br

Controller de Convênios
Marcia Villas Boas
E-Mail: marcia.ramos@fbcvb.org.br

Assistente Financeiro
Naiana Torteloti
E-mail: naiana.torteloti@fbcvb.org.br

Coordenador da Unidade de Estratégias de Desenvolvimento
Aristides de La Plata Cury
E mail: aristides.cury@fbcvb.org.br

Assessor de Comunicação
Marcos Age Sousa
E-mail: marcos.age@fbcvb.org.br

 Assessor Jurídico
Flavio Ribeiro
E-mail: flavio.ribeiro@fbcvb.org.br

Convênios MTur

Marcio Vieira
Assessor de Imprensa do Programa Turismo Sustentável & Infância
Email: imprensatsi@turismo.gov.br

Sarah Magalhães
Assessora Programa Turismo Sustentável & Infância
E-mail: sarah.magalhaes@turismo.gov.br



 Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nestes mercados, oferecendo alternativas que possam contribuir para a consolidação da imagem do país como um destino turístico atraente e competitivo.
 ALEMANHA & ESCANDINAVIA
 Responsável: Karin Luize de Carvalho
 E-mail: ebt.de@embratur.gov.br
 Cidade: Frankfurt
 País: ALEMANHA
 Telefone: +/49/ 69 9750 3251
 Fax: +/49/ 69 9750 3200
 AMÉRICA DO SUL
 Responsável: João Carlos Vasconcellos
 E-mail: americadosul@embratur.gov.br
 Cidade: Brasília
 Estado: Distrito Federal
 País: BRASIL
 Telefone: + 55/61 3429 7919
 Fax: + 55/61 3429 7960
 ESPANHA
 Responsável: Fernanda Hummel Palumbo
 E-mail: ebt.es@embratur.gov.br
 Cidade: Madrid
 País: ESPANHA
 Telefone: + /34/ 91 503 0687
 Fax: + /34/ 91 503 0099
 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
 Responsável: Miguel José Jerónimo e Veridiana Santiago Lisboa
 E-mail: ebt_usa@verizon.net
 Cidade: Nova Iorque
 País: ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
 Telefone: + /1 /646 756 2590
 Fax: + /1 /212 618 6309
 FRANÇA
 Responsável: Paulo Ricardo Schreiner Moraes
 E-mail: ebt.fr@embratur.gov.br
 Cidade: Paris
 País: FRANÇA
 Telefone: + /33/ 1 5353 6962
 Fax: + /33 /1 5353 6700
 ITALIA
 Responsável: Liane dos Santos Galina
 E-mail: ebt.it@embratur.gov.br
 Cidade: Milão
 País: ITÁLIA
 Telefone: +/ 39/ 02 8633 7791
 Fax: +/ 39/ 02 8633 7400
 JAPÃO
 Responsável: Lawrence Reinisch
 E-mail: laurence.reinisch@embratur.gov.br
 Cidade: Tokyo
 País: JAPÃO
 Telefone: + 81 8 5565-7591
 Fax: + 81 3 5565 7593
 PORTUGAL
 Responsável: Neiliana Maria Araújo
 E-mail: ebt.pt@embratur.gov.br
 Cidade: Lisboa
 País: PORTUGAL
 Telefone: + /351 /21 340-4668
 Fax: + /351 /21 340-4575
 REINO UNIDO & BENELUX
 Responsável: Silvana Melo do Nascimento
 E-mail: ebt.uk@embratur.gov.br
 Cidade: Londres
 País: REINO UNIDO
 Telefone: +/ 44 / 20 7396-5551
 Fax: + /44/ 20 7396-5599




O leitor pode comprovar a enorme e sofisticada estrutura administrativa privada que foi criada e é mantida financeiramente pelo Estado, em nome da eficiência do “bem administrar”. Por isso, cabe a sociedade brasileira, saber: Quanto o Ministério do turismo repassa de verbas públicas para o funcionamento dessas estruturas (EBT´s e Confederação dos Convention Visitours Bureaux )? Quanto ganha cada responsável pelo escritório Brasileiro de Turismo (EBTs)? Qual a qualificação escolar e profissional exigida para ocupar esse cargo? O cargo é preenchido por concurso ou é indicado pelo presidente da Embratur ou pelo PTB? Há casos de nepotismo nessas estruturas? Qual é o gasto com viagens internacionais tidas como de qualificação, visita e acompanhamento “técnico”? Qual é o numero de trabalhadores “do turismo” dessas estruturas? Qual o valor dos salários pagos nos cargos existentes? Quanto a Embratur e Convention gastaram com Marketing?
Essas perguntas foram formuladas em razão da indignação que hoje toma conta da população brasileira e em especial daqueles que militam no estudo do fenômeno do turismo e que estão perdendo a paciência, por perceber que o Estado vem usando um marketing baseado em preconceitos, alicerçados em um ufanismo, mostrando resultados de pesquisas na qual desconhecemos: as categorias, técnicas e metodologia usada.
A nós cabe apelar novamente a sua excelência o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para que tome consciência do que esta acontecendo com o turismo brasileiro no âmbito da Embratur, veja: No dia 20 de junho aparece uma noticia on-line com o seguinte titulo: “Diretor da Embratur vai conferir ações na Copa do Mundo da Alemanha”, veja a reportagem na integra:

Diretor da Embratur vai conferir ações na Copa do Mundo na Alemanha
20 de Junho de 2006
Artur Araújo, diretor de Marketing da Embratur, segue para Frankfurt, capital da Alemanha, para acompanhar de perto as ações que a empresa está promovendo no país, com o objetivo principal de gerar conhecimento e desejo pelo Brasil nos mercados presentes para a Copa do Mundo 2006.
São três as ações que estão sendo realizadas. Uma envolve planos de mídia, com inserções em cadernos de turismo nos jornais locais e propagandas nos aeroportos de Frankfurt, Berlim e Munique, além de exposições nos pontos de ônibus e principais pontos das cidades.
Além disso, a campanha “Brasil Vire Fã” foi tematizada e as imagens pintadas nos rostos agora representam lances de futebol, e está acontecendo em Frankfurt até o final da Copa, a exposição Brasil Sensacional, que mais que apenas mostrar imagens, mergulha os visitantes no ambiente do País. “Na sessão de sol e mar, por exemplo, há uma temperatura um pouco maior. Queremos mexer com os sentidos das pessoas”, disse Artur Araújo. A exposição acontece paralelamente também em Dortmund e será realizada em Leipzig e Berlim.
A terceira ação é o marketing de rua, que envolve mímicos, mágicos, maquiadores e mensageiros, que ficarão pelas ruas procurando turistas para pintarem seus rostos com a nova marca, além de fazerem brincadeiras e mímicas. Os mensageiros abordarão as pessoas e mostrarão a elas imagens do Brasil que poderão ser transformadas em cartão portal na hora, seja impresso ou on-line.
A idéia da Embratur é “criar um desejo amplificado das pessoas pelo Brasil e possibilitar que a iniciativa privada tenha um terreno mais fértil para vender o destino”, resumiu Araújo.

Fonte: Cinthia de Paula - Panrotas

Podemos indagar o que faz o escritório de turismo da Embratur(EBT´s) na cidade de Frankfurt coordenado pela senhorita Karin Luize de Carvalho, senhor presidente, por que há necessidade do diretor de Marketing da Embratur ir a Alemanha? Obviamente que não é para assistir aos jogos da Copa.
Sabe senhor presidente, às vezes penso que este é um país rico, por isso o que seria mais uma viagem internacional, será que poderíamos saber quantas vezes esses funcionários públicos ou privados viajaram para o exterior, as custas do erário público. Cabe aqui uma desculpa senhor presidente, me perdoe o atrevimento de questionar a Embratur e a confederação dos Convention. Mas presidente como petista não poderia deixar de lado essas inquietações de ver o público (no campo de turismo) ser dominado pelo privado e tanto desprezo por aqueles que não podem ter lazer e fazer turismo, porque a Política Nacional de Turismo esta voltada para o turismo receptivo e não o turismo interno. O que muitos chamam de turismo de inclusão ou turismo social que só acontece no discurso é banido dos planos de seu governo.
Por isso, presidente o barão de Münchusen apesar de mentiroso era um crítico da sociedade da época e sabia inventar histórias que se mesclaram na sabedoria popular. Esperamos que na “Política nacional de Turismo” o barão passe longe e que não reine a tradição hereditária que hoje pensa o turismo no Brasil.

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